quinta-feira, 26 de maio de 2011

Novas tecnologias devem ser usadas com cuidado

Luanda – O director-geral do Centro Tecnológico Nacional, Rufino Sambenje, considerou hoje, quinta-feira,  importante acompanhar-se com cuidado o desenvolvimento da tecnologia, tendo em conta o seu rápido desenvolvimento cada dia mais presente nas sociedades.

Rufino Sambanje, que falava no encerramento do seminário sobre "O desenvolvimento de esquemas de gestão de qualidade para as principais técnicas de testes não destrutivos”, referiu que o encontro enquadra-se no âmbito da cooperação entre Angola e Agência Internacional de Energia Atómica (Aiea).

“Vivemos num mundo onde a tecnologia avança rapidamente e se torna mais presente em nossas vidas, contudo esta mesma tecnologia pode tornar-se perigosa se não for desenvolvida ou usada correctamente”, disse.

Rufino Sambenje acrescentou ainda que mesmo as menores falhas podem causar muitos problemas e acidentes, deixando usuários insatisfeitos.

“Para detectar essas falhas, são necessários métodos especiais de inspecção, é assim que surgem técnicas como testes ou ensaios não destrutivos para definir métodos para a avaliação de matérias em peças metálicas ou não metálicas capazes de detectarem falhas  sem danos às peças inspeccionadas”, adiantou.

O projecto de montagem de um laboratório de testes não destrutivo para aplicações industriais em Angola teve início em 2007.

O apoio da Anea consistiu essencialmente o financiamento de visitas cientificas, formação de técnicos, visitas de peritos e aprovisionamento em equipamentos científicos.

Participaram no seminário, iniciado a 16 deste mês, 28 técnicos de diversas instituições nacionais.

Fonte: Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário