segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Disponibilizados mais de um milhão de kwanzas para as comunidades rurais

Huambo – Um milhão e 792 mil kwanzas foram disponiblizados para as comunidades rurais dos municípios da província do Huambo, no âmbito do projecto de atribuição de micro-crédito às mulheres comerciantes e camponesas, soube hoje, domingo, a Angop.

Em gesto de balanço desta actividade, a directora provincial da família e promoção da mulher deu a conhecer que o montante está a ser usado por 83 beneficiárias que, em 2010, deveriam reembolsar um total de um milhão e oitenta mil kwanzas.

“Recebemos apenas 350 mil kwanzas de reembolso, uma irregularidade que dificultou a criação de fundos para atribuição a novos grupos beneficiários, conforme estava previsto. Registamos pouca seriedade no cumprimento dos prazos do reembolso”, lamentou.

Salientou que ainda neste primeiro trimestre do ano será realizado um encontro de balanço concreto de como anda o processo de micro-crédito nas zonas onde está a circular o dinheiro para se decidir o futuro do projecto e as metodologias a serem utilizadas para inverter o quadro de incumprimentos.

Iniciado em 2000, com o suporte da Agência de Desenvolvimento do Huambo-Microform II, o projecto de atribuição de micro-crédito é coordenado pela direcção provincial da família e promoção da mulher, contando também com o apoio do Banco Sol.

 Maria do Rosário Amadeu revelou que até ao momento já foram beneficiadas mais de 600 mulheres, na sua maioria chefes de família, que receberam 15 mil kwanzas cada, para reforçar a sua actividade.

 O projecto é uma iniciativa do governo local, em resposta ao apelo do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, sobre a luta contra a pobreza, particularmente a pobreza feminina, lançado em 2000.

Fonte: Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário