quinta-feira, 24 de março de 2011

Governo de Angola garante Financiamento para Conclusão das Obras da Barragem de Kambabe

Barragem de Kambambe



 Luanda – O projecto de reabilitação e modernização da central hidroeléctrica de Kambambe obteve um empréstimo de  cerca de 100 milhões de dólares correspondente a 25 % do valor global necessário às obras.

O empréstimo resulta de um acordo entre o Governo e diversos financiadores estrangeiros, entre os quais o grupo bancario francês BNP Paribas.

Uma vez disponibilizado o referido montante, o início da segunda fase do projecto,marcado para Janeiro último, fica garantido, segundo o semanário angolano.

De acordo com a construtora envolvida na empreitada, a brasileira Odebrecht, a segunda fase começará com a abertura de túneis para a construção da sala de máquinas, sendo que a nova central ficará dotada de quatro grupos geradores com uma capacidade de 175 megawatts cada um.

A edificação da segunda central de produção terá um custo que ronda os 400 milhões de dólares, destinados a obras de construção civil, edificação de tomadas de água, abertura dos túneis hidráulicos e de restituição, túneis de acesso, condutas de água, cavernas e acabamentos.

A construção da segunda central eléctrica da barragem de Cambambe ficará concluída em 2014.

O objectivo da empreitada, segundo a ministra da Energia e Águas, Emanuela Vieira Lopes, é o de reforçar o fornecimento de energia eléctrica a Luanda e para todos os municipios da província do Kwanza Norte, bem como Kwanza Sul.

Desde 2009 que Cambambe está ser sujeita a obras para aumentar a sua capacidade para 700 megawatts, com a entrada em funcionamento simultâneo das duas centrais.

A terceira fase em fase de discussão entre a Odebrecht e o Governo, deve englobar a elevação da parede da barragem de 102 para 132 metros, visando um maior aproveitamento do curso das águas do médio Kwanza.

Esta empreitada envolve a brasileira Odebrecht e as empresas alemã Voith, cujo acordo visa o fornecimento de turbinas, a francesa Alston, que assumiu o compromisso de fornecer geradores, e a brasileira Engevix, especializada em engenharia electrónica.

A central hidroeléctrica de Cambambe foi construída entre 1958 e 1962, está localizada no municipio com o mesmo nome, perto da cidade de Dondo, na provincia do Kwanza Norte, e a 195 km a nordeste de Luanda.

Fonte: semanário Expansão

Sem comentários:

Enviar um comentário