terça-feira, 14 de setembro de 2010

Criação e inovação de inventores carece de mais estímulo


Secretário do Estado para o Ensino Superior, Adão do Nascimento

Luanda – O secretário de Estado para o Ensino Superior, Adão do Nascimento, disse hoje (sábado), em Luanda, que ainda falta muito, em termos de estruturação e organização, para se estimular a inovação e criação dos criadores no país e, consequentemente, obter-se maior aproveitamento neste sector.
 
Adão do Nascimento falava na abertura da 2ª edição da Feira do Inventor/Criador, realizada pelo Ministério do Ensino Superior e Ciência e Tecnologias (MESCT), em homenagem ao dia 13, dedicado ao Inventor Africano.
 
Segundo o secretário, as instituições de ensino superior e investigação devem fazer mais para obterem os proveitos destas feiras que se dedicam a
uma parte da população angolana.
 
"O que está patente nesta feira é o que temos para apresentar este ano, mas acreditamos que nas próximas realizações teremos uma melhor organização", afirmou, acrescentando que deve haver mais acompanhamento e estímulos à actividade.
 
A par destes aspectos, disse o secretário de Estado para o Ensino Superior, devem ser igualmente reforçada a cooperação entre as instituições do sector.
 
Salientou que durante os três dias (11, 12 e 13) os visitantes vão poder ter contacto com criações e os seus inventores.
 
Por sua vez, o director nacional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Gabriel Luís Miguel, disse que o objectivo da actividade é proporcionar aos expositores um espaço de interacção entre si e mostrar o que têm a nível de criação.
 
Segundo Gabriel Miguel, esta edição, aparentemente, tem alguns trabalhos que já foram apresentados na 1ª feira, não obstante os produtos electrónicos, mecatrónicos e outros desta feira trazem novos detalhes que contrapõem os apresentados na primeira edição do evento.

Fonte: Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário