terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Nokia e Microsoft se unem para criar novo sistema operacional

Nokia Phone?
A companhia finlandesa Nokia, maior fabricante mundial de telefones celulares, anunciou nesta sexta-feira uma parceria com a Microsoft para criar um novo sistema operacional para smartphones, baseado no Windows Phone.
Os especialistas consideram o Windows Phone um sistema operacional avançado, mas os usuários parecem não concordar. O fato é que, embora lidere o campo de sistemas operacionais para computadores, no campo dos dispositivos portáteis a Microsoft nunca decolou.
Já a Nokia, embora seu sistema MeeGo não apareça em nenhuma lista de sucessos, tem posição de liderança na área de celulares. Com o novo acordo, o MeeGo deverá ser abandonado.
Sistemas operacionais de celulares
Atualmente, o BlackBerry OS é o líder entre os sistemas operacionais para smartphones, seguido pelo Android, do Google, e pelo iOS, da Apple.
A Microsoft está em quarto lugar, mas com uma participação de mercado anos-luz atrás do iOS.
O acordo com a Microsoft parece ser uma estratégia de longo prazo para a Nokia, que viu suas ações despencarem depois que seus executivos alertaram sobre o "período de transição" que a empresa sofrerá até que o novo sistema operacional esteja desenvolvido.
Os investidores parecem ter concluído que ninguém irá querer comprar smartphones com um sistema operacional, o MeeGo, com data marcada para morrer.
Quem ganha?
Já a Microsoft só tem a ganhar, já que sua posição no mercado é péssima e, sem um fato novo, nada levaria alguém a apostar no sistema de uma empresa que não tem tradição na área e que, mesmo com toda a sua força comercial, nada conseguiu fazer para colocá-lo no páreo.
Este acordo com a Nokia, sem dúvida, é o fato novo que a Microsoft precisava. Mas o que, ou quanto, a própria Nokia terá a ganhar com a parceria, só o tempo dirá.

Sem comentários:

Enviar um comentário