quarta-feira, 13 de julho de 2011

Coperação Angola e Alemanha

Angola continua a ser um parceiro importante para a Alemanha, mas muito ainda pode ser feito no âmbito da cooperação entre os dois países, disse a Chanceler da Alemanha Ângela Merkel, na manhã de Quarta – feira,

Àquela entidade falava por ocasião da abertura do Fórum empresarial Angola – Alemanha, que acontece numa das unidades hoteleiras de Luanda, com a presença de membros de grupos empresariais alemães, da Ministra da Agricultura da Alemanha, Vice – ministros da Economia, e outros representantes do sector económico daquela potência europeia.

Na sua comunicação, a Chanceler manifestou o seu conhecimento em relação ao interesse de grupos de empresários do seu país, de ampliar as suas relações económicas com Angola. A Governante estendeu também o seu agradecimento ao ex. Ministro da economia alemã, por tudo que fez no âmbito do aprofundamento das Relações com Angola.

Ficou igualmente atestado no seu discurso que o delegado alemão do sector económico tem praticamente presença permanente em Angola, o que demonstra bem o nível desta relação estratégica que se pretende estabelecer entre os dois países. Foram igualmente apontados as várias fases marcantes nos últimos desenvolvimentos de Angola, como o alcance da paz em 2002, a realização de eleições legislativas em 2008, a aprovação da Nova Constituição da República em 2010, razão pela qual, disse, a estabilidade política é uma condição importante e necessária para que o desenvolvimento económico seja concretizado.

“Nós sabemos que nos últimos dez anos o produto interno bruto, praticamente, triplicou, hoje contamos novamente com o crescimento de 8 por cento, e pensamos que há muitas oportunidades para proporcionar as nossas relações no futuro, é claro que devemos concretizar tudo isso, cada projecto no tempo certo. Os representantes da minha comitiva já apresentaram várias ideias, falaram das possibilidades que vêem em Angola, e eu creio que a cooperação entre os nossos países, devemos denotar um crescimento no futuro”, disse Ângela Merkel.

Quanto ao desenvolvimento de Angola, atestou, ainda há uma grande via no campo da educação, formação profissional, e construção de infra – estruturas, por isso, o alcance da cooperação entre Angola e Alemanha deve ser mais fácil.

“Se nós pudéssemos, enviaríamos um avião cada dia, e não dois por semana, isso para dar oportunidade a várias pessoas de conhecerem ainda mais o vosso país”, frisou.

Ângela Merkel anunciou que a Alemanha tem novidades em termos de energias renováveis, meios pelos quais se poderão prestar apoio à Angola, para que a aposta não seja apenas feita ao nível do gás, e sim que se utilize tecnologias verdes, para além de outras empresas que têm tecnologias boas, e que fazem parte da delegação económica.

Desta feita, afiançou, há todo interesse em apostar em novas tecnologias, fibras de vidro, banda larga, equipamentos para escolas, bem como apoio no sector da defesa da marinha angolana.

“A longo prazo os angolanos só terão um bem – estar se houver uma boa conjugação de progresso económico e justiça social. Com o seu modelo da economia social de mercado, a Alemanha, fez muito boas experiências, e após a segunda guerra mundial, também o nosso país esteve destruído e dividido, muitos angolanos estiveram na antiga RDA, e nós sempre conseguimos com auto-confiança fazer com que o nosso país avançasse é isso que desejamos também para Angola e para os angolanos, que haja bem – estar para o Mundo, para este maravilhoso país”, concluiu.

Fonte: RNA

Sem comentários:

Enviar um comentário