quinta-feira, 7 de julho de 2011

Angola e Namíbia fortificam laços comerciais

Ministra do Comércio quando reconhecia o excedente comercial dos namibianos
Fotografia: Santos Pedro
Luanda - A ministra referiu ainda que o nosso país tem um grande fluxo de comércio transfronteiriço com as províncias limítrofes, porque os angolanos procuram serviços de saúde e de outro tipo.Durante o encontro, vão ser abordados aspectos relacionados com os problemas das alfândegas na província do Cunene, que têm merecido muitas queixas da parte namibiana.Angola importou da Namíbia, em 2010, bens e serviços no valor de 577 milhões de dólares e exportou, no mesmo período, produtos avaliados em cerca de 300 milhões dólares, disse na segunda-feira, em Luanda, a ministra angolana do Comércio, Idalina Valente.


Segundo as declarações da ministra, feitas durante as Jornadas Económicas Angolano-Namibianas, que decorrem de até sexta-feira, em Luanda, nas relações comerciais entre os dois países, Angola regista um défice.

Idalina Valente realçou que as exportações da Namíbia para Angola continuam a crescer e que, até 2008, figuravam em quinto lugar na lista de países para os quais aquele país mais exporta.

Comparando com a China, a governante disse que Angola tem um excedente na sua balança comercial, porque importa mais do que exporta.

De acordo com a titular da pasta do Comércio, no decurso destas jornadas pretende-se revitalizar um acordo assinado em 2004 pelos dois países, assim como rever algumas questões comerciais e de investimentos recíproco.

“Há interesse de empresários namibianos em investir em Angola e, por outro lado, a Namíbia convida os angolanos a investirem lá e a fazerem parcerias”, frisou a ministra.

Embora Angola tenha um programa de investimento aberto a todos os países, tem particular interesse, de acordo com Idalina Valenta, que os empresários namibianos invistam em áreas como a agroindústria, agricultura, energia e construção civil, porque necessita de adquirir “know-how”.

Fonte: JA

Sem comentários:

Enviar um comentário