quarta-feira, 13 de julho de 2011

Angola sobe no rating da S & P

A agência de ‘rating’ norte-americana reviu em alta a classificação da dívida de Angola para 'BB-' e conferiu um ‘outlook’ estável para o país.

A Standard & Poor's (S&P) revelou hoje que aumentou em um nível o ‘rating' da dívida de longo prazo de Angola de 'B+' para 'BB-' por considerar que a situação orçamental e comercial do país "registou um rápido fortalecimento, que foi sustentado pelos elevados preços do petróleo e, também, pelas reformas estruturais realizadas".

Além disso, os especialistas da agência de notação norte-americana consideram que Angola realizou "um progresso substancial na clarificação dos atrasos com os seus fornecedores acumulados em 2008 e 2009".

Como parte dos esforços realizados para fortalecer a gestão das finanças públicas, a S&P refere que o governo também implementou alterações nos procedimentos orçamentais com o intuito de prevenir a acumulação futura de dívidas.

Por estas razões a S&P classificou a dívida soberana de longo prazo em moeda estrangeira e em moeda local com um ‘rating' de 'BB-' e conferiu um ‘outlook' estável para o país. Recorde-se que a Fitch, a 24 Maio, também já tinha revisto o ‘rating' de Angola para 'BB-'.

Desta forma, o país liderado por José Eduardo dos Santos desde 1979 apresenta agora um ‘rating' de uma nota superior ao da Nigéria, o seu maior concorrente na região, e de apenas três níveis inferior ao ‘rating' de Portugal.

Todavia, a equipa de especialistas da S&P não deixa de referir que "o nível de prosperidade (medido pelo PIB ‘per capita') excede em larga medida o ‘rating' de ‘BB-' conferido a outras economias com Bangladesh, Mongólia e Vietname, apesar de notarmos que existe uma larga disparidade de rendimentos em Angola".

Fonte: Jornal Economia

Sem comentários:

Enviar um comentário