terça-feira, 19 de julho de 2011

PRODUÇÃO DO CAFÉ EM ANGOLA

Uíge - O vice-governador para o Sector Económico e Produtivo do Uíge, Manuel Correia Victor, apelou sábado, na localidade de Quicaricari, município do Songo, às famílias camponesas para fomentarem a produção do café, como forma de contribuírem para a melhoria da economia da província e do país.

Falando na abertura da campanha de colheita de café referente ao ano agrícola 2010/2011, que decorreu na fazenda Quicazi, município do Songo, a 40 quilómetros da cidade do Uíge, o vice-governador recordou que a produção de café é a principal actividade agrícola da província. O Uíge foi, em anos idos, uma das principais regiões produtoras de café em Angola, tendo contribuído de modo relevante para o crescimento da economia nacional, dado o peso deste produto na exportação, na balança comercial e na formação do produto interno bruto, salientou.

Manuel Correia Victor disse que o Executivo angolano tem vindo a adoptar medidas de política económica que visam o relançamento da produção do café, com o fito de criar mais postos de trabalho, aumentar o rendimento das famílias e garantir a diversificação e sustentabilidade da economia nacional.

“Estas medidas traduzem-se na construção de estradas, implementação do programa da reposição das viaturas perdidas no tempo da guerra, criação de lojas, mercados rurais, concessão de crédito de campanha agrícola, entre outras”, realçou.

Adiantou que o apoio do Executivo em matéria de investigação visa a melhoria da espécie e o aumento da produção por hectare de terra cultivada, o que tem sido um facto.

O vice-governador do Uíge para o Sector Económico e Produtivo considerou, entretanto, ser necessário fazer mais investimentos privados, a introdução de novas técnicas e tecnologias, defendendo, também, a criação de parcerias para o desenvolvimento do potencial agrícola da região.

Fonte: JA

Sem comentários:

Enviar um comentário