sexta-feira, 17 de junho de 2011

Aumento da Verba do Crédito de Campanha Agrícola

O volume de crédito agrícola disponível no Banco Sol atrai cada vez mais interessados
O Banco Sol vai, nos próximos meses, disponibilizar 34 milhões de dólares norte-americanos aos camponeses angolanos, no âmbito do programa de “Crédito Agrícola de Campanha”, uma iniciativa do Governo de Angola.

A informação foi ontem prestada à Angop, na cidade do Lubango, pela directora de micro-crédito do Banco Sol, Carla Manuel, adiantando que, numa primeira fase, serão disponibilizados 19 milhões de dólares para arrancar com o programa nas províncias da Lunda-Sul, Lunda-Norte e Moxico, e reforçar o programa nas regiões que já beneficiam.

Carla Manuel disse que o Banco Sol já levou o crédito agrícola de campanha a 15 das 18 províncias do país, e prevê abranger todo o território nacional ainda este ano, de modo a cumprir com o programa do Governo de redução da pobreza.

Em relação à província da Huíla, a responsável afirmou que o processo decorre sem sobressaltos, pois 1.258 camponeses dos municípios da Matala, Chibia, Lubango e Jamba já beneficiaram de créditos de um montante global de três milhões e 300 mil dólares.

Carla Manuel declarou que a direcção do banco tem como perspectiva alargar o programa aos restantes municípios que compõem a província, pelo que uma equipa de monitorização da referida instituição está a trabalhar com as administrações municipais para analisar os processos de cedência de crédito aos camponeses.

A direcção do Banco Sol apresentou a solução “Crédito Agrícola de Campanha” a 350 famílias camponesas do município do Lubango, num acto presenciado pelo presidente da comissão executiva daquela instituição bancária.

Coutinho Nobre Miguel já tinha declarado à Angop, na terça-feira, na cidade do Namibe, que para 2011 o Banco Sol tem disponíveis 50 milhões de dólares para o programa de “Crédito Agrícola de Campanha”.De acordo com Coutinho Nobre Miguel, dessa soma, 17 milhões já tinham sido disponibilizados em crédito.O gestor explicou que o crédito de campanha está dividido em duas categorias, estando a primeira virada para micro, pequenas e médias empresas, bem como para produtores individuais, cooperativas agrícolas e associações de camponeses. A segunda categoria destina-se a investidores considerados estratégicos.

Fonte: JA

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