quinta-feira, 21 de julho de 2011

Ministro Português Paulo Portas visita Angola

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, inicia hoje uma deslocação a Angola, Moçambique e Brasil, uma viagem que aposta nas vertentes da diplomacia económica e da língua.


De acordo com o programa da visita, Paulo Portas chega hoje a Luanda, tendo como primeiro ponto na agenda um encontro com o homólogo angolano, George Chicoty.

Durante a tarde, o ministro visita a Feira Internacional de Luanda (FILDA), onde estarão mais de 100 empresas portuguesas, e participa na reunião do quarteto da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para a Guiné-Bissau.

Ao final do dia janta com empresários a convite da Câmara de Comércio Portugal-Angola.

Na sexta-feira, Paulo Portas junta-se aos homólogos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste na reunião anual do Conselho de Ministros da CPLP, que irá fazer o balanço de meio mandato da presidência angolana da organização e aprovar o roteiro para a reforma do setor de defesa e segurança na Guiné-Bissau. 


O dia de sábado é dedicado à língua portuguesa com uma deslocação ao Centro Cultural Português, do Instituto Camões, onde visitará uma exposição de trabalhos de alunos da Escola Portuguesa de Luanda.

No domingo, já na capital moçambicana, Paulo Portas almoça com o embaixador de Portugal em Maputo, Mário Godinho de Matos, seguindo-se um encontro com empresários portugueses na residência do embaixador.

Um jantar no domingo e um encontro de trabalho na segunda-feira com o homólogo moçambicano, Oldemiro Balói, fecham a agenda da visita de Paulo Portas a Moçambique.

O ministro chega terça-feira a Brasília, reunindo-se no dia seguinte com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, António Patriota.

Na quinta-feira, Paulo Portas parte para Lima, Peru, onde irá representar Portugal na tomada de posse do novo presidente do país, Ollanta Humala.

Fonte: Diário Digital / Lusa 

Sem comentários:

Enviar um comentário