sexta-feira, 29 de julho de 2011

Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2012 - fortalecem relações entre Grã-Bretanha e Angola

Luanda – O embaixador do Reino Unido em Angola, Richard Wildash, disse quinta-feira, em Luanda, que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2012 são uma oportunidade para fortalecer as relações entre a Grã-Bretanha e Angola.

Ao discursar numa cerimonia em que foi anfitrião e que visou assinalar a contagem regressiva, um ano antes do início do evento desportivo mundial, Richard Wildash fez um enquadramento da sua condição de diplomata para demonstrar como, não sendo atleta, os Jogos são também uma grande oportunidade para si.

Assim, explicou que por ser diplomata o seu trabalho consiste no relacionamento entre governos, entre os povos, e o desporto une os povos, fortalece o entendimento. “Neste momento, a minha missão é cá em Angola. Então os Jogos serão para mim e para os meus colegas na Embaixada, uma oportunidade para fortalecer as relações entre a Grã-Bretanha e Angola".

Num acto em que contou com a presença da vice-presidente da assembleia nacional Joana Lina, o ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, políticos, deputados, diplomatas, desportistas, o embaixador disse ser o momento também para enviar uma mensagem a todos os angolanos de que a Grã-Bretanha “está ansiosa em recebê-los”.

Assim, convidou os angolanos a visitar a Grã-Bretanha, "um lugar tão grande" para viver, trabalhar, investir e fazer negócios; e enumerou diversos atrativos. Por exemplo, para estudantes, lembrou que podem encontrar quatro das dez melhores universidades do mundo; aos empresários, indicou que o país tem uma das economias mais abertas do mundo, o lugar mais fácil na Europa para criar e gerir um negócio, o segundo pais no mundo em prêmios Nobel em ciência e tecnologia.

Para os turistas, o embaixador recomendou a Grã-Bretanha pela sua “grande variedade de impressionantes paisagens naturais, cidades e vilas culturalmente diversificadas, três dos cinco principais museus e galerias do mundo, melhores festivais de música e com 25 monumentos patrimônios mundiais atribuídos pela UNESCO. Os fã de futebol, por seu turno, segundo o diplomata, terão a liga de futebol mais popular do mundo e os jogos olímpicos e paraolímpicos verdadeiramente sustentáveis no mundo.

Num discurso dominado pelos pontos altos da organização londrina, o qual assegurou tratar-se já dos Jogos que mais se preocupa com o ambiente, Richard Wildash sustentou que as instalações desportivas não só oferecem “excelentes instalações para os atletas mundias de topo, mas também demonstram um compromisso notável com o ambiente, colocando a sustentabilidade no epicentro da construção, tornando Londres2012 nos mais ‘verdes’ Jogos da história”.

Fonte: Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário