quinta-feira, 16 de junho de 2011

China é maior cliente do petróleo de Angola

O embaixador Zhang Bolun deixa Luanda por ter atingido o limite de idade
Luanda: O embaixador da China em Angola, Zhang Bolun, afirmou ontem, em Luanda, que Angola é o segundo maior fornecedor de petróleo à China, contribuindo de forma expressiva para a modernização daquele país asiático.
Em declarações à imprensa, no final de uma audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da República, destinada a apresentar cumprimentos de despedida, o diplomata chinês disse que a paz e a estabilidade têm servido de base para aprofundar ainda mais a cooperação com Angola.
O diplomata acrescentou que as relações económicas e financeiras entre os dois países têm sido incrementadas, aumentando, da mesma maneira, a "confiança e a compreensão política". Quando Angola foi afectada pela crise financeira mundial, frisou, as empresas chinesas nunca pararam com as suas obras e continuam a contribuir para a concretização do programa de reconstrução do país. De acordo com Zhang Bolun, os dois países estão dispostos a reforçar a cooperação nos domínios da agricultura e da industrialização de Angola, tendo revelado que as trocas comerciais rondaram os 24,8 mil milhões de dólares, em 2010.
Agradecendo ao Chefe de Estado e restantes membros do Executivo angolano o apoio directo que lhe prestaram durante a missão diplomática de três anos, sublinhou que gostaria de ver ainda mais reforçada a parceria entre os dois países.
Como um dos pontos mais altos da sua missão diplomática, salientou a visita a Angola do Vice-Presidente chinês, Xi Jinping, no ano passado, durante a qual foi estabelecido um acordo de parceria estratégica. Outras visitas que considerou terem contribuído para o reforço das relações de cooperação entre os dois Estados, foram as do Presidente do Comité Permanente da Assembleia Popular, Wu Bangguo, em Maio, e do vice-primeiro-ministro, Wang Oishan, em Março.
Zhang Bolun, que regressa ao seu país no sábado, passa à reforma por ter mais de 60 anos de idade.
Fonte: JA

Sem comentários:

Enviar um comentário